quinta-feira, 23 de outubro de 2014

C.A.S.A.


Se voce já tem mais de 30 anos, ou está chegando lá é provável que voce ja tenha sua própria empresa C.A.S.A. Com uma média de 3 funcionários. As mais corajosas tem hoje empresas com 4 a 5 funcionários, e tem tambem as micro empresas com apenas 2 funcionários.
Quando voce escolheu sua faculdade, seu curso técnico, sua MBA voce provavelmente não estava pensando na sua empresa C.A.S.A. Na verdade, não foi voce que escolheu este cargo, simplesmente aconteceu!
Com o tempo voce vai precisar desenvolver novas estratégias administrativas para motivar sua equipe, porque a tendência é voce achar que poderá gerenciar tudo sozinha, mas não pode.
Se voce optou por contratar uma sub gerente para  "cuidar de tudo" na sua ausência, fique muito atenta! Este cargo  está cada vez mais valorizado no mercado, e com carga horária mais reduzida que a sua, acabam invertendo os papéis e voce vai ter que fazer jornada dupla para custear esta funcionária, dentro da sua empresa C.A.S.A. 
Eu optei em investir o dinheiro desta profissional para comprar uma sede maior para minha empresa C.A.S.A.
O mais importante para voce sobreviver saudavelmente nesta administraçao é escolher um sócio à altura, que seja capaz de tomar decisões importantes na sua ausência. O ideal é que ele tenha boa aparência,  que seja um economista, tenha noções de gastronomia, tenha feito pelo menos um cursinho de psicologia para lhe ajudar com os estagiários. Essencial que ele faça cursos alternativos do tipo massagem tântrica técnicas do Kama Sutra, etc, voce vai precisar dele!!
Aprenda a delegar funções para seu sócio, não pense que ele não é capaz. Sim! Ele é capaz! Embora ela finja não entender o que voce pediu, pra voce dispensá-lo de certas funções da próxima vez. Insista! Entregue para ele o Departamento de Compras no Supermercado, ele reclama, mas no fundo ele adora! Desde que o mundo é mundo que eles gostam de ir buscar os suprimentos para os funcionários da C.A.S.A. Mas voce precisa fiscalizar, para não cair a qualidade dos suprimentos dos estagiários. Ele também poderá te ajudar bastante no Departamento de Transportes, levando e trazendo os estagiários para seus cursos de especializações.
Os estagiários... Estes voce precisa ser firme, delegar pequenas funções que lhe serão de grande ajuda, e farão toda a diferença para eles quando tiverem suas próprias empresas C.A.S.A.S. Não subestime os estagiários, são muito úteis e inteligentes. Só aprendem por repetição, voce terá que ter muita paciência. O principal defeito deles é a falta de organizacão com sua própria mesa de escritório, quando voce conseguir sucesso neste treinamento, eles já estarão praticamente com o diploma na mão. Seja criativa, organize competições com a equipe, ofereça premiações, se necessário, corte férias, folgas e até salário, negocie sempre! Com o tempo eles vão aprender que vale a pena o trabalho em equipe para ver a C.A.S.A evoluindo. Engaje seus estagiários em projetos ecologicamente corretos, do tipo reciclagem do lixo, lavagem de louça com detergente bio degradável, economia de energia elétrica, economia de água, tudo para salvar o planeta e o caixa da empresa C.A.S.A.
Não permita que na sua equipe se desenvolva os procrastinadores, eles atrapalham muito o desenvolvimento harmonico da empresa. Os funcionários que fazem horas extras na madrugada também costumam deixar a sala de reunião em total desordem. Este precisam ser punidos! 
A empresa C.A.S.A não para! E cabe a você organizar sua equipe para que ela funcione sem  exploração de mão de obra. Muitas empresas C.A.S.A vão a falência por falta de entrosamento da equipe. A sobrecarga de funções, gera desconforto, e se parte da equipe se sentir injustiçada poderá fazer greve, as relações ficarão abaladas, gerando um círculo vicioso de conflito. 

Sei que você não planejou chegar tão longe, como empreendedora desta sua C.A.S.A., que você não teve tempo para treinamento, nem Pós graduação. Mas já que foi promovida ao cargo mais alto de sua empresa, procure alternativas divertidas durante sua administração, porque seu cargo é vitalício! E se voce tiver sucesso, seus estagiários formarão novas C.A.S.A.S com uma administração organizacional mais justa e mais harmônica, e serão pessoas mais felizes. E se a economia do país ajudar, quem sabe no futuro, você e seu sócio possam tirar férias coletivas e usufruir dos lucros desta sua empresa C.A.S.A

Márcia Aleixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário